quarta-feira, 10 de março de 2010

O perigo de uma única história



Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural - e adverte-nos que se ouvimos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos. Fonte: http://www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html


Observação: você pode inserir legendas, clicando em view subtitles e escolher português.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente um deleite para aqueles que procuram uma identidade.
    Todos nós (aqui eu me incluo e você leitor), que travamos constantemente uma batalha entre nós e a dominação cultural. Queremos reaver nossa identidade. Digo Sim BRASIL!
    Parabéns Srtª. Nigeriana, concordo com você ao falar do perigo de uma uma única história, quer exemplo? Temos quantas versões do Socialismo?
    Quantas são favoráveis? Quantas foram escritas pelos seguidores do mesmo? E dessas quantas são lidas?
    Me revolto ao escutar: "Literatura brasileira é ruim!" Me perdoe, mas nós produzimos. E muito!. Não preciso citar nomes mas se tentar ler algum romance clássico, lhe garanto que não o fará com facilidade pois nossas produções são do mais alto nível intelectual.
    Nossos escritores são sim muito bons, porém, brasileiros se eduquem pois nesse nível de ignorância continuarão a consumir lixo externo.

    ResponderExcluir