segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Turbilhão Afrociberdélico

Esta semana teremos um turbilhão de atrações musicais ocorrendo por vários pontos de Goiânia. Falo do turbilhão porque dois grandes eventos ocorrerão quase simultaneamente: IV Projeto Intercâmbio Empório da Música e o XV Goiânia Noise/Brasil Central Music Conference.
O projeto Intercâmbio é desenvolvido pelo Fórum Nacional de Música que congrega autores-produtores independentes. Já o Noise quase dispensa apresentações vêm afirmando Goiânia como uma cidade que produz rock e não apenas duplas sertanejas.
Tanto um quanto o outro evento sofrem este ano uma inflexão, uma mudança de rumos interessante e feliz, ou seja, paltam-se para uma abertura na amplitude dos gêneros e linguagens musicais.
O Intercâmbio em geral foi um festival mais voltado para a MPB, o que não continua deixando de ser, porém, dialoga com o rap, o reggae e os ritmos afro-brasileiros de linhagens regionalistas nesta edição de 2009. Este evento ocorrerá no Campus II da UFG, o que parece ser sua principal desvantagem – a distância –, apesar de poder contar com o público universitário. O teatro da Escola de Música e Artes Cênicas, o Centro de Cultura e Eventos, além de uma tenda entre os dois espaços constituírão o território de materialização do Intercâmbio. A programação completa se encontra aqui: http://www.republicadocerrado.org.br/pagina.asp?pagina=5881
Já o Noise surpreende com o estabelecimento e ampliação dos diálogos com gêneros musicais para além do rock. Não sei o quanto de vanguarda há nesta guinada, porém, percebo uma proximidade com o Abril Pró-rock de Recife, que apesar do nome sempre foi extremamente eclético, o que não tira o mérito da transformação. A novidade maior, para mim, é a descentralização, ocorrendo em vários espaços, pelo Centro, setor Sul e Goiânia Viva. Agora o desafio que fica é para os próximos anos: que tal colocar os roqueiros classe média na perifa e levar o hip-hop para o centro? Veja a progamação aqui: http://www.monstrodiscos.com.br/noticia.php?indice=423
Para nossa infelicidade os eventos ocorrem simultaneamente. Façam suas escolhas e divirta-se a valer. Que este turbilhão reverbere a Afrociberdelia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário