segunda-feira, 15 de abril de 2013

16 DE ABRIL DE 2013 - 14 ANOS DE UEG: COMEMORAR, MOBILIZAR, REFLETIR...?



Esclarecimento aos alunos das disciplinas - História e Cultura Afro-brasileira e História da América II, que querem saber se amanhã haverá aulas.
Pois bem, a paralisação de amanhã foi definida em duas Assembleias ocorridas em Anápolis (Unucseh) e Goiânia (Eseffego).
Para muitos as Assembleias não têm legitimidade.
Para outros tais mobilizações são perca de tempo, ações sem resultados práticos.
Ainda existem aqueles que desejam a paralisação para descansar, tirar o atraso de seus compromissos.
E também existem aqueles que acreditam que sem pressão a UEG continuará sofrendo a intervenção de interesses que não fazem jus à verdadeira finalidade de uma instituição de ensino superior (ensino, pesquisa e extensão). 
Deve-se somar, também, aqueles que acreditam em uma quase predestinação, haverá uma evolução natural ao longo do processo histórico. Assim, seja através do embate ou da acomodação, na UEG, serão consolidadas a autonomia administrativa, um plano de cargos e salários digno, a assistência estudantil, as reformas e ampliações dos espaços físicos, a criação de laboratórios e principalmente a necessária reestruturação. 
Junto a estes últimos estão aqueles que esperam que alguém aja por eles, traga os benefícios. Ação típica de nossa cultura paternalista - "ignorância pluralística", "cultura do silêncio", "jeitinho", "compadrio" - que se exacerba nas terras dos  novos coronéis sempre iguais.
Todos estes, ao avançar as negociações do processo político necessário, ao materializar-se as demandas regozijarão e se beneficiarão. E tenho certeza, nem o mais doido de "jogar pedra" renunciará aos direitos adquiridos, e muito menos à consolidação institucional.
Dito isso, posso responder à dúvida dos alunos. 
Haverá aula sim, pois, não houve uma decisão da comunidade universitária da Unu-Morrinhos.
Quanto ao curso de História, não recebi nenhum comunicado do coordenador, que falou em reunir os colegas em uma reunião para definir se paralisaríamos ou não.
Eu também disse que iria paralisar no dia 16 de abril. Mas é que "eu não sou besta pra tirar onda de herói..." e portanto, haverá aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário